PAINEL – Impactos da Reforma Tributária no Seu Negócio

09 DE AGOSTO

15h30 às 16h30

O sistema tributário brasileiro é complexo e contencioso, principalmente, por conta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros tributos federais. Este cenário exige uma análise detalhada que traga alternativas que visem melhorar o modelo tributário atual. Diversas propostas estão sendo avaliadas por especialistas e economistas de várias frentes de atuação. Mas será que essas propostas realmente irão simplificar o modelo atual, ou trarão maiores complexidades, ou até mesmo aumento de carga tributária? Pensando nisso, grandes autoridades e estudiosos do assunto irão se reunir neste painel, para debater um pouco mais sobre as opções disponíveis, reflexos da tributação na sociedade e na economia e quais os caminhos que trarão maior competitividade e transparência ao mercado.

Mediador: João Batista Diniz Júnior

Mini currículo:
Presidente Nacional da Cebrasse – Central Brasileira do Setor de Serviços, advogado, formado pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduado em Gestão Estratégica em Segurança Empresarial. Profissional com carreira desenvolvida na área de Segurança e Gestão Empresarial, atuando no desenvolvimento, implementações e gerenciamento de projetos em segurança patrimonial. Possui expertise no mapeamento, prevenção e gerenciamento de riscos organizacionais e ameaças na gestão dos negócios.

Painelista: Percival Maricato

Mini currículo:

Sócio titular do Maricato Advogados, fundador da ABRASEL SP, bacharel pela USP, advogado há 45 anos, empresário, professor, palestrante, jornalista, autor de vários livros entre os quais Como Evitar Reclamações Trabalhista, tem dezenas de artigos sobre elaboração e interpretação de contratos


Painelista: Marcos Cintra Cavalcante de Albuquerque

Mini currículo:

Doutor em Economia, Mestre em Planejamento Regional (M.R.P.in Regional Planning) e em Economia (M.A in Economics), todas pela Harvard University e graduação em Economia pela Harvard College. Cintra é professor titular e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, foi Diretor da– EAESP/FGV, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia, Presidente da FINEP, Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP e foi Vereador e Deputado Federal.

Painelista: Alberto Macedo

Mini currículo:


Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP, MBA em Gestão Pública Tributária pela Fundação Dom Cabral (FDC), Professor nos Cursos de Pós Graduação em Direito Tributário Insper e FIPECAFI, assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, membro do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação CAEFT da Associação Comercial de São Paulo.