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Grade de Palestras

Programação do Congresso Higicon 2019

Horário Programação do Primeiro Dia
08h00
RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
08h45
BOAS VINDAS E PALAVRA DA DIRETORIA

 

Paulo Peres

Presidente Abralimp

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

09h00
GERANDO NEGÓCIOS TRANSFORMADORES QUE AGREGAM VALOR PARA A NOVA ECONOMIA

Empresários e profissionais precisam experimentar inovação e as perspectivas que esse pensamento em contemporâneo traz, para resolver questões complexas, criar valores e propósito para o seu negócio, seja para a indústria 4.0, seja para os processos logísticos tudo está se movimentando. Podemos listar uma infinidade de situações complexas vividas pelas organizações, mas um problema em evidência e comum entre elas é dar sentido e valor aos seus produtos e serviços.
O foco das palestras será totalmente direcionado para o público participante, percorrendo assuntos como a inovação nos processos logísticos, na indústria 4.0 e na transformação digital que atinge a todos os mercados.

 

 marcos hugobenicio

MARCOS BATISTA: É graduado em Design com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV e Engenharia de Produto na USJT, possui 30 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e serviços.Acumula 19 anos de experiência acadêmica, como professor, coordenador e idealizador de cursos de MBA pós-graduação e graduação em Design, Inovação e Empreendedorismo no Instituto Mauá de Tecnologia, no Instituto Europeo di Design, na Faculdade Oswaldo Cruz. Professor convidado para o MBA em Liderança para Inovação e Gestão Industrial no IEL/CNI e do MBA Marketing e Negócios Digitais da Be.Academy. É curador do Prêmio de Design MovelPar e Colunista da Empreenda Revista.

 

HUGO SANTOS: Atua em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing, Técnico em Eletrônica e Automação Industrial. Formado em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL, Líderes do Futuro pela Crescimentum e Solution Selling pela Microsoft Business Solution. Professor do MBA de Creative Design Business do Instituto Mauá de Tecnologia (SP) e do MBA de Gestão da Mudança do IEL/FIEA (Alagoas), Co-Fundador do Seller Soul, Método de Vendas Consultivas e Fundador da Palestras e Conteúdo. É Diretor de Marketing da ABRAT (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação), Diretor de Educação do ITESCS (Instituto de Tecnologia da Informação).

 

BENÍCIO FILHOFormado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Extensão em Futurismo – O Futuro além da curva - SingularityU Brasil Summit e Mestrando pela UNIFESP – Tese os 4 E´s do Ser. Atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO da empresa Ravel Tecnologia. Ministrou mais de 200 Palestras nos anos de 2016 e 2017. Atuou em cursos de MBA e Cursos de Extensão. Desenvolve temas relacionados a vendas, estratégia, desenvolvimento humano, espiritualidade e inovação. Costuma trabalhar em suas abordagens a essência humana como motor da motivação para qualquer ação. Em sua experiência, desenvolveu expertise e conhecimento de causa dos mais diversos conteúdos transformando temas complexos em verdadeiros ensinamentos para a vida.

10h15
INOVAR! COMO DISTRIBUIDORES CRIAM RELEVÂNCIA NA ERA DE MUDANÇAS RÁPIDAS.

A maioria dos distribuidores concorda que devem reinventar seus negócios antes que outra pessoa o faça. Enquanto você continua a operar o negócio de hoje, como você pode estimular o espírito de inovação para construir um futuro relevante, mais forte e lucrativo? Nesta palestra inspiradora, você vai explorar a estrutura The Innovative Distributor™ , que proporciona um modelo prático para criar mudanças transformadoras e inovadoras.

NESTA APRESENTAÇÃO ENCORAJADORA E CALCADA EM PESQUISA, DIRK VAI DETALHAR:

• Como toda inovação começa por visualizar uma realidade futura
• Como criar uma cultura de inovação
• Como colocar uma obsessão pelo cliente no cerne de sua proposta de valor
• Como repensar seu modelo de negócio
• Como líderes podem usar a fúria com o status quo para gerar mudança, transformação e inovação

DIRK BEVERIDGE

Após estudar e pesquisar centenas de organizações que sofrem com a mediocridade do mercado, Dirk criou uma estrutura para inovação que muda significativamente as empresas para um melhor desempenho. Entre seus clientes, já estiveram a Berlin Packaging, US LBM, Valin Corporation, Swagelok, PPG, National Association of Electrical Distributors, American Supply Association e National Association of Wholesalers. Como especialista requisitado, ele também apareceu no Discovery Channel, Forbes, Harvard Business Review, em inúmeros vídeos corporativos e veículos de mídia em todos os EUA. 

11h15
INTERVALO
11h45
PAINEL: REFORMA TRABALHISTA E SEUS IMPACTOS

Convidamos os principais nomes do setor de limpeza profissional e também especialistas com ampla experiência em Relações do Trabalho e RH no setor para debater os principais impactos ocorridos após quase um ano e meio da aprovação da reforma trabalhista.

COM A PARTICIPAÇÃO DE:

José Moacyr Malvino

 Moacyr

Milita no movimento sindical há mais de 30 anos, formou-se em Direito nas Faculdades Integradas de Guarulhos e exerce o cargo de Presidente no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo e na CONASCON – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes. É Secretário de Finanças da União Geral dos Trabalhadores e está em seu segundo mandato como integrante do Comitê Executivo Mundial da UNIGlobalUnion, Entidade Sindical Internacional que representa mais de 20 milhões de trabalhadores de 900 sindicatos em 140 países de todo o mundo. 


   Rui Monteiro

Rui

Presidente do Seac-SP Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo
Presidente do Conselho Deliberativo da Cebrasse - Central Brasileira do Setor de Serviços
Vice Presidente da Febrac - Federação Nacional das Empresas de Asseio e Conservação


 Profº José Pastore

josé 

Doutor Honoris Causa em Ciência pela University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, USA (1989)
Especializado em Pesquisa, Ensino e Consultoria nas Áreas de Relações do Trabalho, Emprego, Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional.
Consultor em Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (1980-presente); Confederação Nacional do Comercio (1980-presente); FEBRABAN (1985-presente); várias Federações Estaduais de Industria e Comércio (1985-presente), Centrais Sindicais de Trabalhadores (1998-presente) Associações Industriais Setoriais (1988-presente).
Membro de várias associações de relações do trabalho, de economia e de sociologia (1965-presente)
Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio de São Paulo (2012-presente).

 

 

 

Horário Programação do Segundo Dia
08h00
ABERTURA E CREDENCIAMENTO
09H00
LOGÍSTICA NO MERCADO DA LIMPEZA

Nessa palestra Carlos irá oferecer aos participantes um conteúdo com ações teóricas, práticas e lúdicas, objetivando melhorar a comunicação, alinhando conceitos, transmitindo postura profissional e estabelecendo claramente o papel do Gestor como a chave de mudança na sua empresa para uma melhoramento do nível de serviço ofertado ao seu cliente.

CARLOS MENCHICK

Mestre em Engº de Produção e Sistemas pela Unisinos, Bacharel em Administração de Empresas –PUCRS/1995, especializações em Supply Chain – Oliver Wight /Chicago (EU). Tendo atuado como executivo em empresas como MARS, Effem Bolton (CA), Selenium e Azaléia com experiência internacional na Ásia, Europa e América do Norte nas áreas de procurement. 
Diretor e membro do Conselho Fiscal da ENSALOG Associação Brasileira de Logística. É consultor sênior da PROLOG Capacitação e Consultoria em Logística atuando nas áreas de Supply Chain, contemplando processos como Armazenagem, Transporte, Análise e Controle de Custos e Logística de Materiais, Negociação para Compradores e Planejamento e Controle de Estoques de Materiais dentro da filosofia LEAN.

10h15
PAINEL: A VISÃO DO SETOR DE LIMPEZA PARA O FUTURO DA LOGÍSTICA NO BRASIL PARA NOSSAS EMPRESAS

A logística é um processo fundamental dentro de todas as organizações, e para que possa ser administrada com eficiência é necessário planejamento. Nesse painel abordaremos a visão do setor de limpeza profissional sobre o futuro da logística no Brasil bem como as principais mudanças e seus impactos para o segmento.

Com a participaçao de:

carolina

Carolina Mello

Carolina Mello é CEO do Grupo Milclean, Presidente da Associação Brasileira de RH do Vale do Paraiba. Psicóloga com MBA em gestão na JCU University, coach nível sênior. Já trabalhou como consultora da Alba Consultoria em diversas empresas como, Votorantin, Grupo Algar, Banco Real, Telefônica entre outras.


 ricardo

Ricardo Vacaro

Ricardo Vacaro, engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá, empresário, é diretor-geral da RL Higiene, fundador e atual presidente do Conselho Deliberativo da Allia Higiene, membro dos Conselhos Deliberativos do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Instituto Cidades Sustentáveis e Instituto Ethos. Foi fundador e presidente da ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado Institucional de Higiene e Limpeza, coordenador-geral do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais, e membro do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelo Direito da Criança e do Adolescente.


 sasha

Sacha Haim

Arquiteto formado pela FAAP-SP. Cursou seu mestrado na Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Passou por diferentes funções nas áreas operacionais, desenvolvimento de produtos, diretor de integração, contas estratégicas e marketing. Atualmente é Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios da Tennant na America Latina. Com mais de 17 anos no mercado de limpeza, ele ajuda a promover a maneira como o mundo enxerga a limpeza mecanizada profissional.


victor

Victor Sampaio

Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2005). MBA Executivo e Logística de Distribuição e Produção (IPOG - 2012). Coordenador e Professor do MBA em Logística 4.0 e Gestão de Supply Chain (Instituto Projeção/GO). Experiência profissional de 25 anos na área logística de distribuição, armazenagem, transportes, gestão de frotas e e-commerce, especialista logístico nos segmentos de varejo, atacado e indústria. Ocupou cargo de Gerente de Armazenagem na Hypermarcas, Gerente de Frotas e Transporte na Coca-Cola, Gerente Nacional de Logística na BR Home Centers, Gerente de Logística do Centro-Oeste na FEMSA Logística (Operação Johnson & Johnson), atualmente exerce cargo de Gerente em Supply Chain na Mundial Atacadista, maior atacadista de Materiais de Construção do Centro Oeste e DF. Palestrante.
Membro fundador do Comitê de Gestores de Logística do Estado de Goiás – GO.


carlos

Carlos Menchik

Mestre em Engº de Produção e Sistemas pela Unisinos, Bacharel em Administração de Empresas –PUCRS/1995, especializações em Supply Chain – Oliver Wight /Chicago (EU). Tendo atuado como executivo em empresas como MARS, Effem Bolton (CA), Selenium e Azaléia com experiência internacional na Ásia, Europa e América do Norte nas áreas de procurement.
 Diretor e membro do Conselho Fiscal da ENSALOG Associação Brasileira de Logística. É consultor sênior da PROLOG Capacitação e Consultoria em Logística atuando nas áreas de Supply Chain, contemplando processos como Armazenagem, Transporte, Análise e Controle de Custos e Logística de Materiais, Negociação para Compradores e Planejamento e Controle de Estoques de Materiais dentro da filosofia LEAN.

11h30
INTERVALO
12h00
SEU PRODUTO VAI FRACASSAR (E ISSO PODE SER INCRÍVEL!)

Sabe aquele produto inovador que você está lançando na sua empresa? Sabe os sonhos que você tem para empreender? Sabe aquela ideia matadora que você teve e que vai revolucionar o mundo? Pois então, meu amigo, vai tudo ser um fracasso. Nessa palestra, Flávio Steffens irá convidar a plateia a refletir. Serão apresentados 5 erros clássicos que toda pessoa comete quando está querendo inovar ou empreender. Com alto grau de conexão com a plateia, a palestra conta uma história pessoal do palestrante e discute, sem papas na língua, questões como inovação, empreendedorismo e, principalmente fracasso. O tema é discutido e desmistificado apresentando a falha como uma aliada por todos que estão dispostos a andar para a frente no futuro cada vez mais inovativo que se apresenta no horizonte. 

FLÁVIO STEFFENS

Sócio do Vakinha, mentor no Tecnopuc Startups e co-organizador da FailCon Brazil. Em 2010 se tornou empreendedor e descobriu que o mundo mágico das startups não era tudo aquilo que ele imaginava. Desde então, tem se dedicado a desmistificar o fracasso ressaltando sua importância para inovar e empreender.  

Horário Programação
14h30
Sessão 1: Operações de Armazém - Acertando na primeira vez! (Warehouse Operations - Getting it Right the First Time!)

95% das empresas ,não são boas o suficiente quando se trata de operações de armazém. Devemos nos esforçar para obter o 100% sem falha, ao atender os pedidos dos clientes. Trabalhando de forma independente, os membros da equipe têm dificuldade em alcançar esse dia ideal todos os dias. Nesta sessão, discutiremos maneiras de os membros da equipe ajudarem seus clientes internos a alcançar o sucesso. Ao entender as relações internas com o cliente no armazém, a equipe tem uma chance muito maior de atingir o ideal de falha zero.

Principais objetivos de aprendizado:

  1. Introduzir o conceito de relacionamento interno com o cliente no depósito
  2. Apontar as maneiras pelas quais os indivíduos podem atender seus clientes internos
15h45
Sessão 2: Encontrar o equilíbrio entre o serviço ao cliente e o Giro de estoque (Finding the Balance Between Customer Service and Inventory Turns)

O inventário é o maior ativo de uma empresa de distribuição. Quando o tempo fica curto, muitas empresas começam a reduzir o estoque para trazer dinheiro de volta para a organização. Infelizmente, grandes reduções no estoque podem começar a prejudicar o atendimento ao cliente. Sem estoque na prateleira, o telefone para de tocar. Equilibrar as necessidades de estoque do cliente com as restrições financeiras da empresa é o papel de todo grande gerente de estoque. Nesta sessão, discutiremos as melhores maneiras de fornecer um serviço superior ao cliente por meio do gerenciamento de inventário baseado em dados.


Principais objetivos de aprendizado:


1. Aprenda como medir o atendimento ao cliente na distribuição
2. Saiba como os giros de estoque são calculados
3. Use dados para identificar e eliminar o inventário improdutivo

17h00
Sessão 3: Transformando Gerentes de Filial em Gerentes de Negócios (Turning Branch Managers into Business Managers)
 

 Na maioria das empresas, os gerentes de agências são promovidos internamente a partir dos rankings de vendas internas ou outras funções operacionais. Infelizmente, não damos a eles o treinamento necessário para lidar com sua nova tarefa. Eles são freqüentemente deixados para dirigir o navio sem um leme. Isso muitas vezes leva à frustração e falta de desempenho aos olhos da gerência sênior. Nesta sessão, falaremos sobre a criação de um scorecard mensal básico, para que os gerentes das filiais desenvolvam uma noção do que é necessário para conduzir uma operação lucrativa.

Principais objetivos de aprendizado:

  1. Ajudar os gerentes de filiais a entender o lado financeiro de seu papel
  2. Introduzir o scorecard mensal e alguns indicadores-chave de desempenho
  3. Discuta estratégias para melhoria em áreas-chave



Programação sujeita a alteração

Apoiadores

Infra
Aprag
ABIH SP
ABRAFAC
ANAPRE
ABRAVA
DIRECIONAL
SINDTUR
ABRASCE
SESVESP
TM Jobs
Hotelaria Hospitalar
SEAC MG
ABNT
GAS
AFIDAMP
FACOP
CEBRASSE
FEBRAC
Grupas
ABIMAQ
ABIPLA
ABRAHIGIE
Ecossistema Condominial
FBAH
Grupo Informa - Hospitalar
Grupo Midia
Fispal Food Service
SEBRAE SP